quinta-feira, abril 26, 2007

PRÓXIMA SESSÃO


No próximo dia 2 de Maio, os Meninos da Avó recebem novamente o escritor Manuel da Silva Ramos.
Depois de apresentar o romance “Ambulância”, o autor vem desta vez apresentar o seu mais recente livro “O Sol da Meia-Noite-Contos para a Juventude”.
O Sol da Meia-Noite é novela feroz e com um cunho autobiográfico, eroticamente incandescente, cheia de álcool, nervos e dias de loucura, uma descida aos infernos da noite lisboeta, que lança também um olhar novo sobre um Portugal frustrado e enfadonho, dando do sexo uma visão salvadora.
Segue-se o conjunto de Contos para a Juventude, destinados aos espíritos jovens e fortes, onde igualmente surge o sexo como motor da vida e da criação, e a viagem como um constante complemento do amor.
O autor vem acompanhado dos seus Jograis que farão uma leitura personalizada dos seus textos.
A sessão decorrerá no restaurante o “Culto da Tasca” (nº6 da rua Veiga da Cunha) às 20 horas (para jantar) ou 22 horas (inicio da sessão).


segunda-feira, abril 23, 2007

LANÇAMENTO:

Hoje, Dia Mundial do Livro, será apresentado o novo livro da escritora e artista plástica Maria Almira Medina, com o título "Um Tempo de Cata-sol".
Sob a chancela editorial da Editora Casa das Cenas, o lançamento irá ter lugar no Atrium Chaby, em Mem Martins, pelas 21h15.
Poetisa de referência no nosso concelho, e amiga da nossa tertúlia desde os primeiros passos, é justo dizer que o trabalho e obra de Maria Almira Medina dispensam apresentações para as gentes de Sintra.
Da sua obra poética constam títulos como "Distância" (1944), Madrugada (1956), Sem Moldura (1996), para além da participação em antologias várias.
Temos por isso o enorme prazer convidar a todos para estarem presentes nesta data especial.



À beira do mar da infância

Agora que estou sentada
à beira do mar da infância
deixem-me pôr o meu laço
nos cabelos do meu espaço
enleado na distância

O trajecto da inocência
assim a brincar na praia
foi marcado pelo laço
p'lo vestido de cambraia
e p'lo rosto duma ausência

Em vez de seixos guardei-a
na dobra do meu vestido
na trajectória sonhei-a
vive comigo essa ausência
esse rosto sem sentido

(Maria Almira Medina, Sintra, 1996)

quarta-feira, abril 11, 2007

CONCERTO:

Esta quinta-feira dia 12 de Abril haverá um concerto de Amancio Prado, o cantautor galego, na Universidade Nova de Lisboa às 18:00H (Auditório 1, Torre B).
Este será um raro concerto, onde se pode ouvir Rosalia, Lorca e S. Juan de la Cruz.




segunda-feira, abril 09, 2007

III ENCONTRO DE HISTÓRIA DE SINTRA:




Nos próximos dias 3 a 5 de Maio de 2007 vai ter lugar, no Palácio Valenças, em Sintra, o III Encontro de História de Sintra, promovido e organizado pela Alagamares-Associação Cultural, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Sintra. Os dois anteriores ocorreram há varios anos e, com esta iniciativa, visa-se juntar a comunidade científica e académica, bem como os agentes e consumidores da cultura, em torno de temas da História e Historiografia de Sintra.

terça-feira, abril 03, 2007

PRÓXIMA SESSÃO:

Realiza-se na quarta feira dia 4 de Abril a próxima sessão dos Meninos da Avó.

Iremos ter uma sessão dividida em duas partes, na primeira parte contaremos com a presença de Fernando Morais Gomes presidente da direcção da Alagamares (associação cultural de Galamares) onde apresentará o 3º encontro de História de Sintra que decorrerá nos dias 3,4 e 5 de Maio.
A segunda parte será uma sessão livre de leitura de poemas! onde todos estão convidados a trazerem e partilharem os poetas/escritores que actualmente os sensibilizam.

O encontro é no restaurante o Culto da Tasca (nº6 da rua Veiga da Cunha) as 20 horas (jantar) ou 22 horas (ínicio da sessão).


PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ESTIVER ESPANTADO DE EXISTIR!