terça-feira, julho 31, 2007

CICLO DE PROJECÇÕES:


ENCONTRO FOTOGRÁFICO:

A Alagamares-Associação Cultural, com o apoio da comunidade fotográfica ReflexosOnline, realiza, nos próximos dias 8 e 9 de Setembro de 2007, o Encontro Fotográfico Olhar Sintra. O percurso inclui o centro histórico, a paisagem cultural e a zona litoral de Sintra. Veja o programa completo no blogue oficial do evento em olhar-sintra.blogspot.com. Faça já a sua inscrição porque as inscrições encerram a 10 de Agosto.

sexta-feira, julho 27, 2007

SESSÃO DE 17/07/2007



Como anunciado, teve lugar no passado dia 17 de Julho, a 51 sessão dos Meninos da Avó, onde foram apresentadas duas criações irmãs, filhas do mesmo rei-menino. Falamos do livro de Paulo Borges, "Folia", e da sua adaptação dramaturga pelos Tapa-furos, actualmente em cena na Quinta da Regaleira.
Depois do jantar, a sessão iniciou-se com o Rui Braz, que resumiu na perfeição o propósito destas sessões: à volta de uma mesa cheia e de conversas bem regadas, o pretexto da poesia e da escrita.
Seguidamente, pudemos ouvir o encenador da peça, Rui Mário, falar da experiência de levar à cena uma celebração do culto do espírito santo, partilhando o seu maravilhamento perante a reacção do público que tem ido ver a peça: uns choram, outros riem, outros acabam dançando com os actores! Pelos Tapa-Furos participou também a Carla Dias, actriz, que falou do percurso interior que a peça e o livro iniciaram em si, um processo de contínua mutação e descoberta.
Falou também o arquitecto João Cruz Alves, que nos contou como nasceu o livro, de uma conversa havida entre ele e Paulo Borges, no 1º encontro de alternativas, em Sintra.
Finalmente, falou o autor do livro, que nos confessou almejar sempre ao que comummente se chama de "o impossível" e que desejava já ter visto a peça mais vezes do que ela já foi representada.
O livro "Folia" foi editado pela Ésquilo e a peça está em cena até dia 8 de Setembro.

Foi uma sessão animada, com caras novas e outras que não víamos há muito.
Como disse Paulo Borges: haja folia!


sábado, julho 14, 2007

PRÓXIMA SESSÃO:

Na próxima terça-feira dia 17 de Julho (devido à disponibilidade dos convidados tivemos que alterar a data da nossa próxima tertúlia!), será apresentado o livro "Folia" e a respectiva adaptação ao teatro do texto nos Meninos da Avó.
Contaremos com o autor do livro, Paulo Borges e elementos do grupo de teatro Tapa-Furos responsáveis pela adaptação do livro ao teatro (actualmente em palco na Quinta da Regaleira!).
O encontro é no restaurante Culto da Tasca na rua Veiga da Cunha, às 20 horas para jantar 22 horas para o ínicio da sessão.