

A ideia já é antiga. Reunir poetas, actores, leitores, ouvintes. Reunir seres humanos em redor da mais acolhedora das lareiras: a Poesia. Saudosos de outras tertúlias que o tempo consumou e consumiu, sentimos chegada a hora de retomar o hábito de nos desabituarmos da vida em prosa. Ei-nos regressados ao convívio das palavras!




A segunda série deste festival - Colartes - Agosto 2007 - decorrerá no Largo de Colares nos próximos dias 24, 25 e 26 de Agosto – sexta feira, sábado e domingo, respectivamente – e conta com a participação de especialistas nas diversas áreas : - Concerto Inaugural com Associação Coral de Sintra na Igreja Matriz , Rancho Folclórico Os Recreios da Venda Seca e Rancho Folclórico As Mondadeiras do Algueirão, Orquestra Regional de Colares, Cantares do Grupo Desportivo de Sacotes e Ciclo Wim Wenders ( O Estado das Coisas e Lisbon Story ).
Em simultâneo, decorrerão no Largo de Colares mostras diversas, nomeadamente de Arte, Artesanato de Autor, Ervas Medicinais e Aromáticas, Livros ( Livraria Municipal de Sintra ), Vinhos ( Adega Regional de Colares e outros produtores locais ) e Velharias.
Estes três dias de "festa ", com entrada livre, são organizados pela Câmara Municipal de Sintra – Pelouro da Cultura e Junta de Freguesia de Colares e constituirão certamente um factor de motivação cultural para todos os que nela participem.
Programa:
24 de Agosto , sexta feira
21.30 - Concerto Inaugural com Associação Coral de Sintra na Igreja Matriz
25 de Agosto , sábado
15.00 – O Estado das Coisas de Wim Wenders – projecção no Sport União Colarense
17.00 – Rancho Folclórico Os Recreios da Venda Seca
17.45 – Rancho Folclórico As Mondadeiras do Algueirão
18.30 – Dar a volta aos Cantos da Casa
Momentos de leitura por Maria Albertina Medina - Galeria de Colares
21.30 – Orquestra Regional de Colares
26 de Agosto , domingo
15.00 – Lisbon Story de Wim Wenders – projecção no Sport União Colarense
20.30 – Cantares do Grupo Desportivo de Sacotes


«A noite abre-se em luz. Nocturno cantado em voz de árvore, de atento mocho. Vozes muitas que anseiam paz. Vozes do mundo, no mundo... Folia nos ilumina, folia nos inflama! Flama de cor a romper solidão, a romper surdos gritos. Dos caminhos da Terra surgem homens e mulheres que sentiram uma voz que chama, em chama. Arde-lhes no peito. É o tempo? Os portões abrem-se, a mansão tem muitas portas, luz habita os salões e ri do serão... Esta a luz que vestirão. Homens e mulheres da Terra, convidados para a festa da Luz, convidados em mistério.» Rui Mário


Mais informações em: http://encontroalternativas.blogspot.com/






Sob a égide poética de David Mourão-Ferreira, a sexta edição da Tertúlia de Poetas de Sintra tem lugar na próxima quinta-feira, dia 15 de Março de 2007, às 21h00 no Bar Çahroi, em Gouveia (junto à capela de Gouveia), com entrada livre.
A POESIA ESTÁ NA RUA! NÃO A PISE.




