quarta-feira, junho 27, 2007

ESTREIA:

«A noite abre-se em luz. Nocturno cantado em voz de árvore, de atento mocho. Vozes muitas que anseiam paz. Vozes do mundo, no mundo... Folia nos ilumina, folia nos inflama! Flama de cor a romper solidão, a romper surdos gritos. Dos caminhos da Terra surgem homens e mulheres que sentiram uma voz que chama, em chama. Arde-lhes no peito. É o tempo? Os portões abrem-se, a mansão tem muitas portas, luz habita os salões e ri do serão... Esta a luz que vestirão. Homens e mulheres da Terra, convidados para a festa da Luz, convidados em mistério.» Rui Mário

Quinta da Regaleira - Sintra
de 5 de Julho a 8 de Setembro
5ª a Sáb.: 22h Dom.: 20h


Um novo desafio para o Teatro TapaFuros: Após uma trilogia de clássicos ingleses, pretende-se, nesta 5ª produção de rua para os fantásticos jardins da Quinta da Regaleira, realizar um espectáculo de grande impacto estético e de forte intervenção com o público assistente. Este será, aliás, convocado para operar o discorrer e acção do próprio espectáculo, participando como personagem activo!

A Fundação Cultursintra, apresenta Folia! Mistério de Uma Noite de Pentecostes, pelo Teatro TapaFuros. Apresentar-se-à como um espectáculo transdisciplinar de carácter volante, em que teremos música ao vivo – sob a direcção musical de Pedro Hilário, contaremos coreografia de Mercedes Prieto, com design de figurinos de Pedro Marques, cenografia/adereços e vídeo de Rui Zilhão com um elenco de oito actores acompanhados por quatro músicos.


«Folia ! propõe a recriação em termos contemporâneos da experiência da iniciação e da festa comunitária, associada a uma viagem pelo imaginário mítico, histórico e cultural português. (...) Folia ! – que se assume como corolário, mas não conclusão, das Comemorações do Centenário do Nascimento de Agostinho da Silva – propõe que as noites de verão na Quinta da Regaleira se tornem ainda mais feéricas e que possamos trazer esse espírito para as nossas vidas, celebrando-as como a quinta-essência deste Mistério de uma Noite de Pentecostes. » Paulo Borges

quarta-feira, junho 20, 2007

PASSEIO


Vem experimentar e partilhar com os teus amigos a sensação e o prazer de desfrutar da Natureza numa noite de luar na Serra de Sintra! A Alagamares propõe-lhe uma bonita marcha nocturna, numa noite de luar, na vertente oeste da Serra de Sintra, entre o mar e a Capela da Peninha.

Começando a nossa marcha na povoação de Azóia, vamos subindo gradualmente tentando atingir um dos pontos com a vista mais bonita da Serra, a Capela da Peninha, local onde existiu uma pequena ermida para venerar a Sr.ª da Penha ou da Peninha, e onde mais tarde, nos finais do Sec. XVII foi erigida a actual Capela da Peninha onde poderemos avistar, se o tempo o permitir, toda a extensão do litoral, para sul, desde a Praia do Guincho até Lisboa, e para norte desde o Cabo da Roca até à Ericeira.Tempo ainda para amirar e falar da Anta de Adrenunes. Depois de gozarmos todo este panorama, será altura de regressar ao aconchego do Moinho e confraternizarmos com uns copitos...

Data e Local de Concentração: 30 de Junho, pelas 19.15 horas junto ao Bar “O Moinho”, na entrada da Azóia.

PROGRAMA:

19.15 – Concentração junto ao “Moinho”.19.45 – Início da Actividade.23.30 – Fim da Actividade.


EXTENSÃO DO PERCURSO:
A caminhada nocturna terá uma dificuldade média, sendo o tempo de percurso estrada em 3.30 horas e com aproximadamente 12 Km de extensão. Desnível: Aproximadamente 310 metros a subir e outros tantos a descer.
Percurso não indicado para crianças de idade inferior a 12 anos, bem como a pessoas que não possuam condição física adequada, podendo também participar animais domésticos.

MATERIAL OBRIGATÓRIO:

Utilização de uma lanterna ou frontal em devidas condições de utilização.


MATERIAL ACONSELHÁVEL:

Mochila, Água, Agasalho do tipo forro polar ou camisola grossa de lã, corta vento ou impermeável, Botas adequadas a marcha com sola aderente.

INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser concretizadas até à data limite de 27 de Junho, a fim de viabilizar a concretização do Seguro de Acidentes Pessoais, através do pagamento de 3 euros por transferência bancária, para o NIB 0007.0341.00028990001.55, devendo ser enviado igualmente e-mail para info@alagamares.net; Telemóvel 918343698; com indicação do nome completo, Data de nascimento, Número do Bilhete de Identidade, Data de Emissão, Local de emissão, Número de Identificação Fiscal, Morada e Telemóvel.

Limite de Inscrições: Só serão aceites as primeiras 75 inscrições. Não será possível efectuar inscrição no local do passeio.

OBSERVAÇÕES:

A organização poderá cancelar ou alterar a actividade caso se verifiquem condições meteorológicas adversas.
Caso os participantes desistam depois da data limite da inscrição, não haverá lugar a devolução do valor efectuado.

quarta-feira, junho 06, 2007

CONCERTOS:


Os concertos foram agendados para espaços que dessem azo a um ambiente intimista, por forma, a ser possível uma relação mais próxima entre o autor-intérprete e o público, em que a música de Matt Howden flutue e seja apreendida quase numa relação directa, de cada um dos espectadores/participantes. Serão sem dúvida momentos únicos e inesquecíveis para os que apareçam.

Assim, o primeiro será no Porto, na Fábrica do Som, dia 29 de Julho do ano corrente, com a participação de Djs Obake e Bilic no fim e o segundo (dia 30 de Julho) para a Casa do Teatro, em Sintra, com o Dj Jo e Stalker.

sexta-feira, junho 01, 2007

CURSO:


A Alagamares-Associação Cultural inicia no próximo dia 6 de Junho um curso de fotografia básica, com a duração de 2 meses, designado Kamera Oculta e ministrado por João Carvalho de Sousa, ex-professor e responsável pelo módulo de fotografia na Escola Profissional de Recuperação do Património (Sintra) e actual promotor da iniciativa " Experimental Art Project", que inclui worshops, divulgação e promoção de novos artistas.
Duração do curso: 2 meses (8 aulas)
Horário: Quarta-feira - 21h / 23h
Preço: Mensalidade - €50.00 (associados da Alagamares); €60.00 (restantes participantes)Limite de inscrições: 10 alunos
Inicio do Curso: 6 Junho
Curso: Orientação prática de desenvolvimento na manipulação e utilização (técnicas e equipamentos).

As 2 aulas práticas de revelação e ampliação P/B irão decorrer em Lisboa, em horário a combinar.

Inscrições através do Info@alagamares.com
Mais informações: www.alagamares.net