quinta-feira, dezembro 08, 2005

F.M. PALMA-DIAS

Durante a sessão dedicada a este poeta ficamos a saber que o Francisco Palma Dias morreu enquanto poeta em 1985, desde então a sua obra vem assinada como F.M. Palma-Dias. Aproveitamos para deixar publicado alguns poemas inéditos que fazem parte dos volumes de Obras Imperfeitas do poeta:

dobragem

sul


olhar de efebo a ver-se
macho. Máscara a máscara, margens e hexílio
suas cartas

[mamuda nos dentes, uma dona
em serpente, tínhamos
vinte anos…Trocar
de língua, de livros, de canções…Tropeçar
em mumadona

no cansaço e no grito – aquele jeito antigo, o mar dos aflitos
mais o sakristédio a jeringonça o país catita
[mas o´neill
de amigo na onça – e o césar
in]



ósculo na boca e unicórneo na máscara
o barco de tânger
atraca num óculo

enxame de abelhas
tangerinas soltas, abrodagens, fruta. Mulas da senhora
carregando verdura e tremoço, bilhas de água fresca

[olhar sem estorvo
alcachofra
fogo]

moldadas pelos dentes, rente à madeira dos licores
chamas vivas en sombras estridentes. Astear
teixeira gomes


pirar en caravelle, rouler DS ou dar
o salto – mais, bientôt, ce nétait plus
le temps des cerises

bruxelas em telhados de zinco
punhos em pino na falha da flandres
e a meia desfeita granulando as coxas. Estrellas

estrelas e maganos travestem a noite.
Churros toledanos y madrugá con
Chocolate [avental, peitoril blanco y goma]
por dos más feas que las meninas
pero con el fuego del inferno en los aceites [puro homenaje
a don luís e federico]


el rímel se deshacia. Detrás
la máscara, en los espejos reclinados,
saliam efebos cábrios del mediterrâneo


solia fumar-se kif con aguardente anisada. La CEE
no sabia que su europa ya estava tocada
. Rue de tanneurs
rehaciamos en circulo la cuadratura hispânica


F.M. Palma-Dias, “Bruxelas de Uzifur”, 1965, tomo 1 de Obras Incompletas, (editor: Procura-se)

3 comentários:

Anónimo disse...

Gravitation is not responsible for people falling in love.

(A. Einstein)

Anónimo disse...

"Fora de um cão, o livro é o melhor amigo do homem. Dentro do cão, é escuro demais para ler."


"Em quem é que vais acreditar? Em mim ou nos teus olhos?"


"Um gato preto que se atravessa no teu caminho quer dizer que o gato vai a algum lado."


"Ou ele está morto ou o meu relógio parou."


"Nunca pertenceria a um grupo que me aceitasse como membro."


"Acho a televisão muito educativa. Assim que alguém a acende, eu vou para outro quarto ler."


"Lembro-me da primeira vez que tive sexo. Guardei o recibo."

"O casamento é uma instituição maravilhosa, mas quem é que quer viver numa instituição?"


"Se já ouviste esta história antes, não me interrompas porque eu quero ouvi-la outra vez."


"A próxima vez que nos virmos lembra-me para não falar contigo."

"A justiça militar é para a justiça o que a música militar é para a música."

"Um dia matei um elefante com o meu pijama, só gostava de saber como é que ele se meteu no meu pijama."

"Estes são os meus princípios, se não gostares deles...bem, eu tenho outros."


por Groucho Marx

retishen disse...

replica gucci g32 r1j80x3t05 high replica bags l91 i5x84f0p30 designer replica luggage n26 v5f61w8x13