sexta-feira, agosto 04, 2006

MANUELA SOUSA LOBO & DÓLAR BUQ:

A tertúlia literária sintrense Os Meninos da Avó vivenciou uma noite particularmente exaltante de poesia no passado dia 25 de Julho, no nóvel espaço «2 ao Quadrado», cujos proprietários afirmam querer marcar presença na agenda cultural. Há muito tempo que a tertúlia não vivia uma sessão tão cheia de emoções estéticas, tão comunicativa, e onde acima de tudo brilhou o astro da poesia, em subtis combinações com as artes da música e da performance. No rescaldo desse memorável encontro, G. Till escreveu um texto boémio nascido da fluidez de sensações vividas no encontro, que agora o nosso blog divulga.



seremos eternamente vizinhos:

a guerra vai saltando (de terra em terra). não ter 1 dólar, dólar buq para comprares uma dietcola na noite sintrense do teu livro tamarindo de tetramor! não teres dólar, mas falares a seco, pois, sobre vocábulos que se soltam e transformam em seres, enquanto à porta-madrugada do 2 ao quadrado, o camião do lixo [descomunal]... encena hamlet na mansão do poço iniciático e ouve, interpela o homem do lixo sobre [a crise mundial].

desde 1999 que não acontecia um momento estético performático em sintra - tão flashante. A presente ex-posição verista pop de andré & vanessa muscolino parte no fim para a única cidade portuguesa que ama a arte e os artistas, sim cerveira. o papa procurou à tarde a capela em ruínas da senhora do ó, passou com claridade o regueiro da pernigem, regressou à «barra mansa» era tarde, tardinha, o último autocarro partiu sem ele... mas o sonógrafo veio do [2] para o levar, a ele, o papa, segundo dólar buq, antes da sessão começar [...mons lunae vigia d’além...].

tu e alex são syd para mim

as cartas queimadas pelo preto, poeta, perneta eram afinal dirigidas a [till] no único encontro preparatório da jam de psicadelismo tropical, comparável em xentra [...desde 1999....] unicamente à densidade estética a-presentada por sintoniclab na inauguração do doiséme: a sua música das sílabas, a sonoridade das palavras como água de papel, como água de papel, warinaia. ela como tu são eternos vizinhos da poesia em sintra. tu fizeste a ligação! que diz:

syd é hölderlin no séc. 20... metade da vida louco?louco?!

hammond blues escreve-te na alma, sim: a l m a: eis o homem encurvado, ou agachado sob o vento. acho que era manzarek, não rosa barrete britão, mas síncope mississipiana (a música que se ouve) de algum pensador tchokwe exilado. soa como o nome-dor de christmas joe, mississipi de faulkner; por que não ter nome de branco, dólar buq? perguntará no quarto de hotel de memphis onde a mulher do reverendo se suicidou. cordas sinoidais são estas reliquías do rosa passado (a música que se ouve) na casa do jogral – a noite em fontanelas agora... mas são anjos! como cocteau para a schwebebahn em wuppertal... é o leão sem rosto, o gorila com head all mad about you. O tamarindo desfaz-se na boca, enquanto uma malha básica de rock:

- benvindos – co-opta o jogral. claridade encosta o seu cabelo dourado à janela, espera o destino nas intuições dos ventos. um desfazamento [puramente intuitivo] de um quarto de tempo na casa do encenador-jogral, como o desfazamento económico de um dólar branco para a tua dietcola, dólar buq! [sempre era a tua noite, ó poeta, preto, perneta].



george till, 26 de Julho de 2006

Sem comentários: