domingo, julho 30, 2006

3ª SESSÃO ESPECIAL:

No passado dia 25 de Julho decorreu a sessão especial dos Meninos da Avó.
Esta sessão decorreu no bar 2 ao quadrado situado ao pé da estação dos comboios de Sintra e consistiu numa performance feita pelo jogral Rui Mário e pelo sonográfo Pedro Hilário (pertencentes ao grupo de teatro Tapa-Furos) invocando a poesia de Dólar Buq, esteve igualmente presente a poetisa Manuela Sousa Lobo que nos deu a conhecer outros aspectos e facetas do poeta.
Num ambiente muito descontraído e criativo duas frases perduram e marcaram esta sessão:

Parece que voltamos as míticas sessões da Casa da Avó
Estamos perante um piscadelismo tropical!!!

De seguida fica o inicio do livro apresentado na sessão: Tamarindo – livro de tetramor-

Dedicação

A leste de Kiloa, em Maio de 2000

Férias num farol, alto mar, ao largo da foz do porto, rio Rovuma.
O faroleiro é cego y meu amigo, deu-me corais y um boião mussiro.

Sento-me nas povoadas pedras. Pensamentos são ovos, lhes levo à cabeça,
Cada vez, em cestas atadas com laços. Percorro alagadas lezírias.

- Oiço asas, malaikas nos visitam – sorri o meu amigo.
- Vou partir em filmagem – digo eu – tender is the night in Tanzânia, preciso de inventar. Farei um fio de vozes em três tons: navy, magenta y âmbar.
Lanço as linhas:

·para as 4 mulheres que não tive (embora Alah y o meu desejo as
permitissem)
·para Santa Maria de Cádis, actriz divina y andaluza baía, canatdo
também Pemba, Delagoa y tantas mais (com Rafael Alberti, a quem
tomei o tonto pulso no que escrevo)
·para 2000 y os 25 anos de Moçambique, terra banto (de arábico
nome, indiano mar y lusa língua), que me nasceu aljamiado
·para Catini y Comucomo (música extinta pelo titã Roc das sucessivas
colónias), minha Homenagem.

À ternura tutelar do celacanto
(seus olhos nos ignoram hà oitenta milhões
de anos, saibam os nossos igualmente preservá-lo).

Aqui termina meu álife-bá, prefácio do palavrar que segue.

Salahm

Alberto

P.S. – Cuidado, esta leitura é capaz de entristecer.



Perfomance de Rui Mário

1 comentário:

Teatro TapaFuros disse...

boas... existe um blog que tem outras imagens dessa noite: http://www.gnupost.com/blog

até breve