quinta-feira, julho 20, 2006

SESSÃO DE 19/07/2006

Realizou-se no dia 19 de Julho a 36ª sessão dos Meninos da Avó. Como já tinha sido anunciado esta sessão teve como convidado o arquitecto João Cruz Alves.
A sessão incidiu sobre a exposição que actualmente está patente na Quinta da Regaleira "Luigi Manini - Imaginário e método. A concepção da Regaleira cem anos depois".
Luigi Manini foi o arquitecto responsável por toda a concepção arquitectónica dos vários edifícios, jardins e detalhes curiosos (poço iniciático o poço imperfeito) que constituem a Quinta da Regaleira.
Tem um percurso bastante curioso já que só em Portugal é que exerceu funções como arquitecto!
Nascido em 1848, estudou com o grande Carlo Ferrario em Milão, no teatro “La Scala”, tendo conseguido um lugar de cenógrafo no então recente Teatro de “S.Carlos” em Lisboa em 1879. Fora dos palcos dedicou-se também à arquitectura, trabalhando no nosso país para famílias poderosas e endinheiradas que apostavam em edifícios exuberantes ao estilo dominante da época, bem como nos interiores de diversos edifícios públicos, a relação mais marcante foi a com Carvalho Monteiro proprietário da Regaleira.
Das suas obras arquitectónicas, destacam-se o interior do Teatro do Funchal, o tecto do teatro de S.João, no Porto ou o jardim de Inverno do extinto Teatro D.Amélia, em Lisboa. A nível de fachadas e grandes obras destacam-se o Palácio da Cidadela, em Cascais, o pavilhão português na Exposição Universal de 1900, em Paris, o Palácio do Buçaco e a quinta da Regaleira, tudo obras marcadamente dum manuelino tardio e já em desuso quando as correntes do funcionalismo do século XX emergiam. Em 1913 voltou a Itália, onde morreu, em 1936,em Bréscia.
Esta exposição é o resultado de uma investigação de 3 anos feita pela CulturSintra e vem ajudar a compreender a complexidade e cumplicidade que existiu entre o proprietário da Quinta (Carvalho Monteiro) e o arquitecto responsável pela sua construção (Manini), vão decorrer mais actividades relacionadas com a exposição ás quais visam desmistificar certas ideias. Manteremos no blog informação actualizada dessas actividades.

Sem comentários: