domingo, julho 30, 2006

PRÓXIMA SESSÃO:




Quarta-feira, dia 2 de Agosto, os Meninos da Avó recebem a visita de Ricardo Rodrigues.

Bitcho Bravo – obra agora editada pela D. Quixote, integrado na colecção “Cadernos de Reportagem” – é a primeira obra de Ricardo Rodrigues. A história foi publicada, na Primavera de 2005, na revista Notícias Magazine, sob a forma de reportagem, na sequência da qual a D. Quixote convidou Ricardo Rodrigues para escrever esta obra que conta também com fotografias de Jordi Burch.

Bitcho Bravo fala-nos de uma batalha silenciosa entre homens e lobos no Barroso transmontano. Nessa região isolada, onde as alcateias conseguem sobreviver e a os hábitos da população pouco mudaram nos últimos séculos, o animal tem fama de maldito e é protagonista de narrativas arrepiantes. Quando, há dez anos, um biólogo lisboeta chegou a Montalegre para ir estudar os “bitchos bravos” - como são chamados no dialecto barrosão – não fazia ideia de que iria encontrar tamanho ódio ao lobo, perpetuado ao longo de gerações e gerações. Mas isso não o deteve: à medida que ia aprofundando os estudos, conseguia manter conversas de horas com os bichos, brincar com as crias, fazer festas aos adultos. Ao fim de uma década no meio dos animais, tornou-se membro de pleno direito da alcateia. Foi assim que Francisco Álvares se transformou em Chico dos Lobos.

“A maldição sente-se por toda a região do Barroso, no lado transmontano do Gerês. É, afinal, uma terra de esquecidos, onde o lobo ainda consegue resistir. Aqui, aprende-se desde a infância que o ‘bitcho bravo’ tem poderes sobrenaturais e é amigo do diabo. Faz-se-lhe caça. Lobo peludo não pode por isso confiar em lobo calvo, o animal que se levanta em duas patas e mata tudo o que encontra pela frente. Mas todas as guerras têm os seus dissidentes e, neste caso, ele chama-se Chico dos Lobos. Esse que passa noites na serra a falar com as alcateias.”

Ricardo Rodrigues nasceu em 1976 e vive em Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua actividade profissional em 1998, na RTP. Integrou a equipa fundadora da revista Focus, onde trabalhou nas editorias de Cultura, Sociedade, Internacional e Reportagem. Publicou na edição francesa do semanário Courrier International e colaborou com o The History Channel. Está, desde 2004, na revista Notícias Magazine, onde recentemente (já em 2006), viu a sua reportagem Os Pretos de Onor galardoada com uma menção honrosa do prémio de jornalismo A Família na Comunicação Social.

3ª SESSÃO ESPECIAL:

No passado dia 25 de Julho decorreu a sessão especial dos Meninos da Avó.
Esta sessão decorreu no bar 2 ao quadrado situado ao pé da estação dos comboios de Sintra e consistiu numa performance feita pelo jogral Rui Mário e pelo sonográfo Pedro Hilário (pertencentes ao grupo de teatro Tapa-Furos) invocando a poesia de Dólar Buq, esteve igualmente presente a poetisa Manuela Sousa Lobo que nos deu a conhecer outros aspectos e facetas do poeta.
Num ambiente muito descontraído e criativo duas frases perduram e marcaram esta sessão:

Parece que voltamos as míticas sessões da Casa da Avó
Estamos perante um piscadelismo tropical!!!

De seguida fica o inicio do livro apresentado na sessão: Tamarindo – livro de tetramor-

Dedicação

A leste de Kiloa, em Maio de 2000

Férias num farol, alto mar, ao largo da foz do porto, rio Rovuma.
O faroleiro é cego y meu amigo, deu-me corais y um boião mussiro.

Sento-me nas povoadas pedras. Pensamentos são ovos, lhes levo à cabeça,
Cada vez, em cestas atadas com laços. Percorro alagadas lezírias.

- Oiço asas, malaikas nos visitam – sorri o meu amigo.
- Vou partir em filmagem – digo eu – tender is the night in Tanzânia, preciso de inventar. Farei um fio de vozes em três tons: navy, magenta y âmbar.
Lanço as linhas:

·para as 4 mulheres que não tive (embora Alah y o meu desejo as
permitissem)
·para Santa Maria de Cádis, actriz divina y andaluza baía, canatdo
também Pemba, Delagoa y tantas mais (com Rafael Alberti, a quem
tomei o tonto pulso no que escrevo)
·para 2000 y os 25 anos de Moçambique, terra banto (de arábico
nome, indiano mar y lusa língua), que me nasceu aljamiado
·para Catini y Comucomo (música extinta pelo titã Roc das sucessivas
colónias), minha Homenagem.

À ternura tutelar do celacanto
(seus olhos nos ignoram hà oitenta milhões
de anos, saibam os nossos igualmente preservá-lo).

Aqui termina meu álife-bá, prefácio do palavrar que segue.

Salahm

Alberto

P.S. – Cuidado, esta leitura é capaz de entristecer.



Perfomance de Rui Mário

quarta-feira, julho 26, 2006

FEIRA AO LARGO



No Largo da Igreja Matriz de Colares (Largo Dr. Carlos França)

Face à importância histórica e à situação privilegiada do núcleo antigo da Vila de Colares a Junta de Freguesia de Colares com o apoio da Câmara Municipal de Sintra (Divisão de Animação Cultural) vão realizar uma feira multifacetada no Largo da Igreja Matriz desta Vila no último sábado dos meses de Junho a Outubro (inclusive) e no período das 11.00 às 22 horas. Assim, as datas da realização deste evento serão- 29 de Julho- 30 de Setembro- 28 de Outubro
Esta feira, consistirá na exposição e venda de- objectos antigos de colecção- livros temáticos antigos e contemporâneos e a representação da Livraria Municipal de Sintra- artesanato contemporâneo de autor ( brinquedos / marionetas / vestuário / objectos enquadrados na linguagem antropológica da região / entre outros )- produtos de agricultura biológicos desta e de outras regiões- vinhos da região, representados pela Adega Regional de Colares e outros produtores
No decorrer do evento e cerca das 19.00 h ocorrerão momentos musicais a cargo de agrupamentos do Concelho.

GRUPO de SOPRO 1ºTEMPO da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pero Pinheiro

Entre outros grupos/associações (Alagamares, Associação Agostinho da Silva) os Meninos da Avó também marcaram presença na Feira. Estaremos a apresentar autores que passaram pelas nossas sessões, as nossas actividades e projectos e contaremos da parte da parte com a presença do poeta Fernando Grade! Mais uma oportunidade de conhecer pessoalmente e a poesia deste autêntico Menino da Avô!

quinta-feira, julho 20, 2006

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA:

Terça 25 de Julho

Sessão Extra dos Meninos da Avó no Dois ao Quadrado (Antigo Pielas, junto à Estação de Sintra)

Às 20 horas jantamos e depois do jantar, aí pelas 21h30, teremos a:
apresentação da escrita de Manuela Sousa Lobo e de Dólar Buq, autor moçambicano – poeta, preto e perneta, o homem dos três pês – por si representado em Sintra:
A sessão será imprevisivelmente abrilhantada pelo jogral Rui Mário e pelo sonógrafo Pedro Hilário.

Eis um excerto da sua última obra editada em Portugal:

Tamarindo
- livro de tetramor -

em meu único tornozelo
aceitei a maluata de cativo
seu tilintar
me encanta

recupero
assim
a voz
enterrada no anterior de um Ibo
maldito
que um canito preto y branco
fareja

estou cada vez mais mulato

deliro em transparências

me alforrio
em vós

ACTIVIDADES:

GRANDE PASSEIO DE VERÃO 2006 - Passeio à Reserva Natural das Berlengas
Dia 6 de Agosto

Ninho de piratas e corsários, reserva ambiental, santuário de aves, paraíso natural. Tudo isto coexiste na Reserva Natural das Berlengas. A ALAGAMARES realiza este ano o seu passeio de Verão visitando estas ilhas, em jornada a realizar dia 6 de Agosto próximo. Com partida e chegada a Galamares, Caves de S. Martinho (partida às 7h; chegada às 22h30) far-se-á passeio de barco, visita ao Forte de S. João Baptista e visita ambiental guiada. Almoço com tudo incluído na Berlenga. Possibilidade de praia e visita às grutas
Música e bom ambiente, para retemperar foças e conviver, eis a nossa opção deste ano, depois da memorável jornada na Arrábida com os golfinhos em 2005. Antes do embarque será efectuada visita ao Forte de Peniche, que acolhe o Museu local e as celas onde estiveram presos políticos nos anos 50 e 60, nomeadamente Álvaro Cunhal e outros opositores ao regime do Estado Novo.
Reservas para o info@alagamares.net ou 918626893
Mis informações em: www.alagamares.net
Preços: Associados-50 euros; Não-Associados 60 euros; Crianças até 12 anos-45 euros


SINTRA INTERNATIONAL SINGING AND CHORAL CONDUCTING COURSE

Ensembles

17,18 e 20 de Julho
15h00- 16h00 Quinta da Regaleira


Concerto

20 de Julho
18h00 Quinta da Regaleira


Concerto

22 de Julho
21h30m Igreja de S.Martinho Sintra

SESSÃO DE 19/07/2006

Realizou-se no dia 19 de Julho a 36ª sessão dos Meninos da Avó. Como já tinha sido anunciado esta sessão teve como convidado o arquitecto João Cruz Alves.
A sessão incidiu sobre a exposição que actualmente está patente na Quinta da Regaleira "Luigi Manini - Imaginário e método. A concepção da Regaleira cem anos depois".
Luigi Manini foi o arquitecto responsável por toda a concepção arquitectónica dos vários edifícios, jardins e detalhes curiosos (poço iniciático o poço imperfeito) que constituem a Quinta da Regaleira.
Tem um percurso bastante curioso já que só em Portugal é que exerceu funções como arquitecto!
Nascido em 1848, estudou com o grande Carlo Ferrario em Milão, no teatro “La Scala”, tendo conseguido um lugar de cenógrafo no então recente Teatro de “S.Carlos” em Lisboa em 1879. Fora dos palcos dedicou-se também à arquitectura, trabalhando no nosso país para famílias poderosas e endinheiradas que apostavam em edifícios exuberantes ao estilo dominante da época, bem como nos interiores de diversos edifícios públicos, a relação mais marcante foi a com Carvalho Monteiro proprietário da Regaleira.
Das suas obras arquitectónicas, destacam-se o interior do Teatro do Funchal, o tecto do teatro de S.João, no Porto ou o jardim de Inverno do extinto Teatro D.Amélia, em Lisboa. A nível de fachadas e grandes obras destacam-se o Palácio da Cidadela, em Cascais, o pavilhão português na Exposição Universal de 1900, em Paris, o Palácio do Buçaco e a quinta da Regaleira, tudo obras marcadamente dum manuelino tardio e já em desuso quando as correntes do funcionalismo do século XX emergiam. Em 1913 voltou a Itália, onde morreu, em 1936,em Bréscia.
Esta exposição é o resultado de uma investigação de 3 anos feita pela CulturSintra e vem ajudar a compreender a complexidade e cumplicidade que existiu entre o proprietário da Quinta (Carvalho Monteiro) e o arquitecto responsável pela sua construção (Manini), vão decorrer mais actividades relacionadas com a exposição ás quais visam desmistificar certas ideias. Manteremos no blog informação actualizada dessas actividades.

segunda-feira, julho 17, 2006

PRÓXIMA SESSÃO:

Infelizmente não vamos poder contar com a presença do autor Ricardo Rodrigues na próxima sessão (dia 19)! Devido a comprossimos profissionais o autor não pode estar presente na nossa sessão. Ficando adiada a sua presença e apresentação do livro "Bitcho Bravo" para outra sessão.

Em vez do planeado iremos contar com a presença do arquitecto João Cruz Alves que irá apresentar a exposição e respectivo catálogo: "Luigi Manini - Imaginário e método. A concepção da Regaleira cem anos depois".
Como o título indicia esta é uma exposição dedicada ao arquitecto responsável pelo projecto da Quinta da Regaleira (e de outros edifícios emblemáticos de Sintra). Teremos assim uma sessão muito voltada para "dentro" onde abrimos um novo horizonte de interesses: a arquitectura.

A POESIA ESTÀ NA RUA. NÃO PISAR.

sexta-feira, julho 14, 2006

O ESPÍRITO DA LUA:


Brevemente em Sintra!

Receita para "O Espírito da Lua":

Às inesperadas noites de verão em Sintra adiciona-se o velho jogo do teatro com ordem para surpreender e divertir e meter o público ao barulho.
Juntam-se velhas histórias e muitos episódios lendários da fantasiosa Vila de Sintra, Património da Humanidade. Faça-se uma aliança com O Espírito da Lua e no final é só trocar as voltas ao relógio na torre.

Logo se anuncia o mercado do Chão de Oliva frente ao Palácio Real.
As Damas da Corte preparam banquetes quase alquímicos.
Camões tenta a sua sorte com o Rei D. Sebastião.
Lord Byron é mais que um fantasma nas ruas.
A Condessa de Edla passeia com D. Fernando em traje de pajem do S. Carlos.
Nas escadarias do Palácio escavam-se tesouros de Templários e organizam-se romarias à Peninha, lá no alto da Serra.
Sempre bem perto da Lua.

Co-produção Utopia Teatro / Byfurcação
Apoio: Câmara Municipal de Sintra

segunda-feira, julho 10, 2006

PEÇA:

«Num tabuleiro joga-se mais uma partida.
Da vida? Da morte?
As peças movem-se, constante movimento que para algum lugar vai, só não sabemos onde...
A verdade de fazermos parte de um banquete, só não sabemos qual a parte...
O príncipe amaldiçoa o momento em que sabe que nasceu para endireitar as coisas. Coragem? Destino?
O jogo apenas se iniciou, o tabuleiro tem o tamanho do mundo, pequena peça do tamanho da vida. Joga-se. O resultado é invariável: volta-se ao jogo, uma e outra vez.
Hamlet é o teatro que encenamos debaixo do céu, há séculos e séculos. Mais uma vez, mais um eterno jogo que jamais terminará. Convidamos pois o nosso público a juntar-se à partida, sendo peça, mais uma, para podermos jogar pela noite fora... Somos peça nesta noite sintrense, única no mundo, irrepetível em sonhos, em perguntas, em mistério. Somos ou não somos? Eis a questão. Sem xeque-mate.»

Rui Mário

Estreou dia 6 de Julho a peça "Hamlet" do grupo de teatro "TapaFuros", a peça é representada na Quinta da Regaleira em Sintra.
O horário da peça é: quinta a sábado: 22h e aos domingos: 20h.
A peça estará em apresentação até dia 9 de Setembro.

Mais informaçoes: www.tapafuros.com

2ª OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO:

A Alagamares-Associação Cultural convida à descoberta do mundo do teatro... no Sport União Colarense, de 12 de Julho a 30 de Julho.

Quantos de nós não têm essa curiosidade?

Sabia que muitos dos ensinamentos do teatro tem aplicação directa do nosso dia-a-dia?

A Alagamares através da 2ª Oficina de Iniciação de Teatro pretende abrir caminhos... tanto para aqueles que desejam seguir a carreira de actores, como para aqueles que prentendam aprender e experimentar esta arte.

As aulas de Rui Mário, actor e Director da Companhia de Teatro Profissional "Tapafuros" consistem na aprendizagem de exercícios prévios que são aplicados na arte de performar e na arte da vida!
Venha descobrir isto e muito mais na nossa Oficina! Participando!!!
A realizar-se no Sport União Colarense em Colares de 12 de Julho a 30 de Julho, todas as feiras das 20H00 às 22H30 e domingos das 15H00 às 17H30.
Inscrições até 11 de Julho através do info@alagamares.net.
P
reços por pessoa: sócios e estudantes 50,00EUR / não sócios 60,00EUR.

ALAGAMARES - ASSOCIAÇÃO CULTURAL Caves de S. Martinho, Av. 25 de Abril, n.º 133 2710-250 Galamares - Sintra
Portal: www.alagamares.net,
Fórum: forum.alagamares.net
Blogue: blogue.alagamares.net

domingo, julho 02, 2006

PRÓXIMA SESSÃO:

É com compreensão e orgulho que informamos que por motivos de força maior (futebolística), não se realizará na primeira quarta-feira do mês de Julho (dia 5) a nossa habitual tertúlia. Decidimos este mês apenas fazer na terceira quarta feira (dia 19) o nosso encontro, pedimos a compreensão de todos e de certeza que a maioria nos apoia! Mais informações sobre essa sessão será motivo de notícia no blog.

E FORÇA PORTUGAL!!!

sábado, julho 01, 2006

I ENCONTRO DE ALTERNATIVAS EM SINTRA:

Vai decorrer nos próximos dias 29, 30 de Setembro e 1 de Outubro o
"I Encontro deAlternativas em Sintra", no jardim da Biblioteca Municipal de Sintra, Casa Mantero, junto ao Jardim da Correnteza.

Este evento é composto por diversas áreas:
Musica, teatro, animação e poesia
Artesanato e ateliersTerapias alternativas e praticas de desenvolvimento humano
Palestras e exposiçõesProdutos biológicos e cozinha vegetariana
Homenagem e celebração do Centenário do Professor Agostinho da Silva

O horário será o seguinte: Sexta, dia 29 15H00/24H00
Sábado, dia 30 10H00/24H00
Domingo, dia 1 10H00/22H00
As inscrições são até ao dia 16 de Junho (a inscrição é gratuita).

Organização:Voando em Cynthia - informações: 96 372 14 25 (Tila Barracosa)

Apoios:Câmara Municipal de Sintra
Biblioteca Municipal de Sintra
Junta de Turismo da Costa do Sol