sexta-feira, novembro 11, 2005

HOMENAGEM A RIMBAUD E A TEIXEIRA DE PASCOAES

Durante o período de férias da nossa tertúlia, passaram duas efémerides que não podem passar em branco! Fica a nossa homenagem a Jean-Arthur Rimbaud (nascido a 20 de Outubro de 1854) e a Teixeira de Pascoaes (nascido a 2 de Novembro de 1877, falecido a 14 de Dezembro de 1952).

Mística

Na descida da rampa os anjos rodam os saios de lã nas silvas
de aço e de esmeralda.
Prados de chamas lavram a colina. À esquerda o cimo do
terreiro é pisado por todos os homicídios e todo o fragor de desgraça
descreve a sua curva. Atrás da crista da direita a linha dos orientes,
dos progressos.
E enquanto a faixa superior do quadro é formada pelo rumor
hiante e turbilhante das conchas dos mares e das noites humanas,
A doçura florida das estrelas e do céu e do resto desce frente
à rampa, como um cesto, contra a tua face, e gera o abismo floral
e azul lá em baixo.

Jean-Arthur Rimbaud, in “Iluminações”, Assírio&Alvim, 1989.



I

Desejei falar de mim, neste livro. Falei dos outros, afinal. Mas quem
somos nós senão os outros? Um homem é todas as cousas que ele viu e
todas as pessoas que passaram por ele, nesta vida.

II

Sou todas as cousas e todas as criaturas. Eu, na verdade, não sou eu:
sou o Chico Nozes e o seu remorso vagabundo; o Chichilro carcereiro e
os presos da cadeia, o ladrão, o assassino; sou a Gravuna e a sua fome;
sou o Gesso a pedir esmola para as alminhas do Purgatório; sou a Beatriz
e sou a procissão de Quinta-Feira Santa das Trevas… e aquela nuvem
ao pôr do Sol; e aquele pinheiro abastracto e solitário; e aquela árvore
desgrenhada, ao vento, como as traças da Aflição…

III

Eis aí o assunto deste livro: cousas e pessoas que o Tempo espectra-
lizou na minha lembrança, amei-as, assimilei-as; não as distingo do meu
ser: - floresta de sombras, ao luar… Há este e aquele vulto que se dês-
taca no meio duma turba indecisa; depois mergulham na mesma onda
sentimental que me leva nos braços para o Abismo. Eu e as minhas lem-
brancas vamos todos na onda… E elas agarram-se a mim para que eu
as salve – a mim que vou também na onda, vamos abraçados uns aos
outros, desesperadamente, como naufrágos…

Teixeira de Pascoaes, in “O Bailado”, Assírio&Alvim, 1987.


ANTIGA DOR

O subtil, o reflexo, o vago, o indefinido,
Tudo o que o nosso olhar só vê por um momento,
Tudo o que fica na Distância diluído,
Como num coração a voz do sentimento.
Tudo o que vive no lugar onde termina
Um amor, uma luz, uma canção, um grito,
A última onda duma fonte cristalina,
A última nebulosa etérea do Infinito...
Esse país aonde tudo principia
A ser névoa, a ser sombra ou vaga claridade,
Onde a noite se muda em clara luz do dia,
Onde o amor começa a ser uma saudade;
O longínquo lugar aonde o que é real
Principia a ser sonho, esperança, ilusão;
O lugar onde nasce a aurora do Ideal
E aonde a luz começa a ser escuridão...
A última fronteira, o último horizonte,
Onde a Essência aparece e a Forma terminou...
O sítio onde se muda a natureza inteira
Nessa infinita Luz que a mim me deslumbrou!...
O indefinido, a sombra, a nuvem, o apagado,
O limite da luz, o termo dum amor
Tornou o meu olhar saudoso e magoado,
Na minha vida foi minha primeira dor...
Mas hoje, que o segredo oculto da Existência,
Num momento de luz, o soube desvendar,
Depois que pude ver das Cousas a essência
E a sua eterna luz chegou ao meu olhar,
Meu infinito amor é a Alma universal,
Essa nuvem primeira, essa sombra d’outrora...
O Bem que tenho hoje é o meu antigo Mal,
A minha antiga noite é hoje a minha aurora!...

Teixeira de Pascoaes.

4 comentários:

JPN disse...

Gostei desta ideia. Vou tentar acompanhar. Eeste poema é qualquer coisa de outro mundo. Desconhecia. Obrigado.

Unknown disse...

www0523


uggs outlet
soccer shoes
cheap mlb jerseys
nba jerseys
hermes birkin
yeezy boost
links of london
longchamp handbags
dansko shoes
swarovski outlet

Anónimo disse...

see this site Celine Dolabuy pop over to this web-site Dolabuy Chrome-Hearts try this website Ysl replica bags

tealoa disse...

k5a49w1m10 z0z09r8z40 a4c56c2a50 o9a77q3z84 k7k45c3o82 y4q52b3c53