sexta-feira, abril 07, 2006

PRÓXIMA SESSÃO:

Na próxima sessão de dia 19 de Abril teremos o privilégio de receber dois convidados muito especiais. Especiais por serem croatas, mas também pela sua obra, fica em seguida uma pequena nota biográfica.
Os dois autores croatas - o poeta e o pintor - vêm apresentar em primeira mão nos Meninos da Avó o seu livro "Causa Portuguesa" - poemas e gravuras que constituem um "mapa artístico de Portugal". Também estarão expostas na Gula da Regaleira algumas gravuras do pintor. A apresentação do livro será feita pelo poeta Fernando Dias Antunes enquanto a tradutora de croata-português Tanja Tarbuk ajudará a estabelecer a ligação entre croatas e portugueses.

Tahir Mujičić nasceu em Zagreb, Croácia, em 1947, onde se licenciou em Literatura Comparada e Estudos Eslavos, na Faculdade de Letras de Zagreb.
Publicou vários livros de poesia e ensaio, entre os quais O iraquiano iraquês (Irski Irance), A galinha in the rye (Kokoš in the rye), O galo no vinho (Kokot u vinu). Escreveu ainda 14 dramas e realizou três programas de televisão.
Foi durante vários anos director da Zagreb Film, a celebre escola de cinema de animação de Zagreb. É o director do Festival de Teatro Infantil de Šibenik.
Dono de um humor e de uma alegria contagiantes, é um apaixonado por Portugal, que visita frequentemente, tendo por diversas vezes participado no Cinanima, festival anual de cinema de animação em Espinho.

Hrvoje Šercar nasceu em Zagreb, Croácia, em 1936. Concluiu a Academia de Arte na classe do prestigioso pintor croata Krsto Hegedušić. Teve de 150 exposições individuais e em grupo no país e no mundo. Recebeu vários prémios para a sua obra, e as suas pinturas encontram-se em muitas colecções particulares e institucionais. Dedica-se também a ilustração de livros, cenografia e animação.


Mais informações e dados serão colocados posteriormente.

3 comentários:

Geraldes Lino disse...

Gostaria de saber a hora de início da sessão.
E tb gostaria de saber ao menos um dos nomes dos organizadores, um a quem eu conheça pessoalmente.
Pode ser?
Agradeço.
Geraldes Lino

Geraldes Lino disse...

Gostaria de saber a hora de início da sessão.
E tb gostaria de saber ao menos um dos nomes dos organizadores, um a quem eu conheça pessoalmente.
Pode ser?
Agradeço.
Geraldes Lino

MeninosdaAvo disse...

As nossas sessões têm dois horários mais ou menos estabelecidos (existem sempre sessões onde é mais díficil e indesejável o cumprimento rígido dos horários) 20 horas para quem deseja jantar! 22 horas para ínicio "oficial" da tertúlia.
Pelo que sei existem dois membros que o conhecem pessoalmente:

Rui Bras (ligado aos Utopia Teatro) e Rui Lopo (ligado também a tertúlias de divulgação de BD)

Mas para saber melhor quem somos recomendo uma visita aos nossos posts!