segunda-feira, janeiro 09, 2006

LUÍS FILIPE SARMENTO

Na próxima sessão (dia 18 de Janeiro) teremos como convidado o escritor Luís Filipe Sarmento. De seguida fica um breve nota biográfica e uma pequena apresentação da obra do autor.

Luís Filipe Sarmento numa sessão dos Meninos d´Avó

Luís Filipe Sarmento nasceu a 12 de Outubro de 1956.
Jornalista desde 1970, publicista, editor, realizador de cinema e vídeo.
Alguns dos seus textos encontram-se traduzidos em inglês, espanhol, francês, mandarim, japonês e romeno.
Produziu e realizou a primeira experiência de Videolivro feita em Portugal no programa “Acontece” para a TV2.
É autor de vários livros dos quais se destacam:

TRILOGIA DA NOITE – 1978
NUVENS – 1979
ORQUESTRAS & COREOGRAFIAS – 1987
GALERIA DE UM SONHO INTRANQUILO – 1988
FIM DE PAISAGEM – 1988
FRAGMENTOS DE UMA CONVERSA DE QUARTO – 1989
EX POSIÇÕES – 1989
BOCA BARROCA – 1990
MATINHAS LAUDAS VÉSPERAS COMPLETAS – 1994
TINTURAS ALQUÍMICAS - 1995


1.

São os cavalos, outra vez que me galopam
incessantes nas planícies em branco
Que eu sei de tantas viagens inacabadas
Que segredos guardo na memória
Busco, buscando o impossível, talvez o Amor
Na página virgem, talvez o infindável
Que perscruto numa espeleologia suicida


Sufoco na ansiedade de querer o inexistente
E quando medito regresso ao quotidiano
como palavra cansada, lugar comum e reinicio
com todo o desinteresse pelas coisas
coisas que me ocupam as horas
que me invadem os lugares secretos
que me retiram a alma. Cá estou, outra vez,
bonecreiro, jongleur sedentário de habilidades.



2.

Associo o impossível com um grito
Associo-me ao grito veloz: impossível busca
Em busca do impossível. Grito:sonoridade
com a idade do som. Hoje impensável o grito
na estrutura social possível: silêncio sociável:
palavras sorridas inquestionáveis marcam o ritmo
da surdez do mundo. Possível. Programado,
sem grito. Grito. Grito a dor pela paixão,
o ódio pelo grito eu grito:
todo o impossível é possível no meu grito.
Gritos. Ecos de plasma
Do impossível que desejo, gritando.
Grito. Com a voz nomeio. Grito com o sangue
o impossível que me grita possível o grito.


3.

Classicamente durmo desesperado:
não durmo: perco-me no sono acordado,
sem ar sufoco no cansaço, acordado.
Durmo sem sono, o sono desesperado
Sonho e não durmo, acordo e não sonho,
ao acordar durmo, ao sonhar esqueço.
Esqueço o sono e dorme o sono que mereço.
Não durmo: sonho o sono que me sonho.
Vivo sem acordar. Não durmo, adormeço
o sonho, o sono, dormindo sem sonho
o sonho que me adormece acordado.
Por fim morro sonhando com o sono,
vou morrendo, dormindo, vidrado,
sem saber do sono, o meu sonho:
o sonho que sempre tive acordado.

Luís Filipe Sarmento, in “Tinturas Alquímicas”, Tertúlia, 1995.

9 comentários:

Anónimo disse...

"O cúmulo do tédio é beber sem sede, comer sem fome e foder sem vontade".

Agustina Bessa-Luis

Anónimo disse...

Guardião de um Tempo Ausente
(para o Luís Filipe Sarmento)

Senhor da lucidez que habita a insónia,
para quem a Utopia não é sinónimo de nenhures,
antes o presente que deseja perpétuo no seu gozo,
o futuro que provoca e o provoca,
inimigo do efémero,
amante de Babel,
arcanjo da Perfeição,
avatar do Absurdo,
o Anarquista é um porta selvagem e nu.

Fernando Dias Antunes

Anónimo disse...

o grito, além palavra, no silêncio macio...

aqui, nesta rua deserta assim como desperta, deixo o embalo de um corpo tardio

denise disse...

Luís é denise d tua turma ta td bem?olha preciso de falar ctg o mais rápido possível!(a única forma de entrar em contacto ctg foi p aqui:/) hj vais as aulas?bjo e já agora ...não tenho palavras para os teus poemas...:)

*Lisa_B* disse...

Adorei tudo que li mas esta parte ...diz-me tanto...

..."Por fim morro sonhando com o sono,
vou morrendo, dormindo, vidrado,
sem saber do sono, o meu sonho:
o sonho que sempre tive acordado."

Beijinhos

Anónimo disse...

Aprendi muito

Anónimo disse...

Quando se conheceu pessoalmente este senhor, só resta dizer uma das duas coisas: ou "Abaixo o que escreve" ou "Abaixo a biografia".
Agradeço a este senhor ter-me inspirado o culto do escrito dispensando a vida. Bem-haja, Lipinho! Sem ocultismos à mistura! :)))))

John disse...

chanel bags
the north face outlet
michael kors outlet
longchamp outlet
ugg outlet
jordan shoes
nike air max
pandora jewelry
adidas originals
tory burch outlet
air max 95
true religion outlet
nike air max
jordans
oakley sunglasses
abercrombie outlet
p90x workouts
mulberry handbags
cheap uggs
uggs clearance sale outlet
nike trainers
coach factory outlet
cheap oakleys
polo ralph lauren outlet
michael kors outlet online
prada outlet
coach outlet
adidas superstar
ralph lauren outlet
louis vuitton handbags
giuseppe zanotti sneakers
ray ban sunglasses outlet
air jordan retro
cheap oakleys
montblanc
coach outlet store online
christian louboutin outlet
louis vuitton
michael kors outlet
supra shoes
20151226yuanyuan

Unknown disse...

www0523

uggs outlet
soccer shoes
cheap mlb jerseys
nba jerseys
hermes birkin
yeezy boost
links of london
longchamp handbags
dansko shoes
swarovski outlet