quinta-feira, maio 18, 2006

CONFERÊNCIA:

Priscilianismo: uma Heresia Ibérica Medieval

Conferência e DebateDia 22 de Maio pelas 18h30

Conferencistas: João Aguiar, Ricardo Ventura e Rui Freitas

«No século IV da nossa era, a cidade de Braga foi dominada por uma heresia. O Priscilianismo, doutrina a que foi atribuída uma filiação gnóstica, talvez de origem egípcia, conquistou a província romana da Galécia - de que Braga era a capital -, avançou pela Lusitânia, estendeu-se à Bética, e atingiu a Gália.

Prisciliano, o chefe espiritual do movimento, teve de enfrentar uma viva oposição por parte da hierarquia eclesiástica e do poder temporal. No entanto a sua doutrina sobreviveu durante cerca de duzentos anos, pois resistiu à queda do império, às invasões bárbaras e ao estabelecimento do reino suevo».

In contracapa da obra O Trono do Altíssimo , de João Aguiar~

O Priscilianismo foi uma corrente cristã gnóstica? Uma heterodoxia que não venceu?
Uma forma de cristianismo primitivo? Porque teve uma adesão tão forte, por parte das populações da Galécia e da Lusitânia? Em que consistia a sua doutrina e que traços deixou na génese da nossa nacionalidade e naquilo que somos nos dias de hoje?

Estas são algumas das questões que serão debatidas neste colóquio, organizado pela Fundação Rosacruz em colaboração com o Museu Biblioteca República e Resistência, que conta com a presença do escritor João Aguiar, autor de " O Trono do Altíssimo" e Ricardo Ventura, tradutor dos Tratados, de Prisciliano e Rui Freitas, investigador.

Biblioteca Museu Républica e Resistência Espaço Cidade Universitária
Rua Alberto de Sousa, 10-A, à Zona B do Rego Tel: 217 802 760
Fax: 217 802 788
e-mail: bib.republica@cm-lisboa.pt www.cm-lisboa.pt/cultura/DBD/brepublica <http://www.cm-lisboa.pt/cultura/DBD/brepublica>

Sem comentários: